Saturday, February 16, 2008

Arte de uma democracia


«O melhor deste país, é que foi a América que inaugurou a tradição pela qual os consumidores mais ricos compram practicamente as mesmas coisas que os mais pobres. Podemos estar a ver uma coca-cola na televisão, e sabemos que o presidente bebe coca-cola, a Liz Taylor bebe cocacola, e então pensamos, também podemos beber uma cocacola. Uma coca-cola é uma coca-cola, e por muito dinheiro que se tenha, a nossa coca-cola nunca será melhor do que a que bebe o sem abrigo da esquina. Todas as coca-colas são iguais, e são todas boas. A liz Taylor sabe-o, o presidente sabe-o, o sem abrigo sabe-o, e nós sabemo-lo.

Na Europa a realeza e aristocracia comiam melhor do que a plebe, comiam coisas completamente diferentes. Uns comiam salmão e outros salsicha, e cada classe atinha-se à sua dieta. Mas quando a Rainha Isabel visitou os EUA, e o presidente eisenhower a levou a comer um cachorro, tenho a certeza que ele sabia que a rainha não encontraria em Buckingham um cachorro melhor do que o que estavam a comprar na rua por 20 cêntimos.

Às vezes temos a fantasia que os muito ricos, por terem mais dinheiro, têm coisas melhores do que nós. Mas eles bebem as mesmas coca-colas, comem os mesmos cachorros e vestem as mesmas roupas. Vêem os mesmos programas de televisão e os mesmos filmes. Os muito ricos não conseguem encontrar uma versão mais parva do "quem quer ser milionário", ou uma versão mais assustadora de "o exorcista". Assustamo-nos tanto quanto eles- temos os mesmos pesadelos. Tudo isto é muito americano. »
Andy Warhol
The Philosophy of Andy Warhol (from a to b and back again)
Penguin Modern Classics
pp. 100-101

No comments: